Partida da (local a determinar) ás (hora a determinar). Viagem até Viana do Castelo, paragem em “Santa Luzia”, continuação até Ponte de Lima. Tempo livre para almoço e para visitar Ponte de Lima, vila velha que desempenhou um papel vital na defesa do Minho contra os Mouros.
Regresso ao Porto com passagem por Barcelos.
É na foz do Rio Lima que encontramos a cidade de Viana do Castelo, numa região cuja ocupação remonta ao Mesolítico. Viana do Castelo é uma das cidades Cittaslow, sendo portanto uma cidade com um estilo de vida tipicamente descontraído, onde o tempo ganha maior valor. Dentro das antigas muralhas permanece o seu centro histórico, onde se encontra a Catedral, bem como várias igrejas, que complementam um fantástico cruzamento de estilos dos edifícios, passando pelo renascentista, manuelino, barroco até à Art Déco. Em posição privilegiada, no alto do Monte de Santa Luzia encontra-se a Igreja de Santa Luzia, sempre vigilante sob a região envolvente da cidade.
Ainda que sendo apenas uma pequena vila, Ponte de Lima é a vila mais antiga de Portugal, sendo o seu foral mais antigo do que o próprio país enquanto reino independente. O seu reconhecimento oficial foi feito pela própria D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques. Esta vila nasceu à volta daquela que foi a primeira e principal ponte sobre o rio Lima, tendo-se desenvolvido de forma peculiar e pitoresca, sendo que hoje conta já com histórias e estórias acompanhadas de uma variedade de edifícios de interesse histórico, protegidos pelas antigas muralhas e torres.
É desta cidade que provém um dos maiores símbolos da nação, sempre presente em todo o tipo de lembranças, o Galo de Barcelos. A sua carta foral data do século XII, atribuída diretamente pelo próprio D. Afonso Henriques e desde estão tem estado sempre ligada à corte e altas patentes sociais, sendo que foram várias as ilustres figuras que assumiram o título de Conde de Barcelos. É também uma das cidades portuguesas com maior e mais rico património imóvel do país, sendo que a cidade aloja onze monumentos de importância nacional. O seu centro histórico medieval proporciona ao visitante uma autêntica viagem no tempo. Todas as quintas-feiras acontece em Barcelos uma feira que tem sido considerada por muitos como um dos mais belos e insólitos eventos e espetáculos de Portugal.
• Partida de (locar a determinar) em direção a Viana do Castelo – a capital da Filigrana.
• Visita panorâmica ao centro histórico e monumentos.
• Visita ao monte e Santuário de Stª Luzia.
• Tempo livre para almoço.
• Partida em direção a Ponte de Lima.
• Visita ao centro histórico da vila de Ponte de Lima.
• Visita ao centro histórico de Barcelos